Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos

Authors

  • DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA UFMG
  • ANDERSON FERRARI UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8234

Abstract

O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.

Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA, UFMG

Doutorando em Educação UFMG. Mestre em Educação, UFS.

ANDERSON FERRARI, UFJF

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Faced e PPGE, UFJF.

Published

2018-10-06

How to Cite

OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE; FERRARI, ANDERSON. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversity and Education, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 5 dec. 2025.