FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS

Auteurs-es

  • Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14751

Résumé

O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de formação docente em cursos de Pedagogia de três universidades federais mineiras. As análises buscam pensar se os cursos de Pedagogia são problematizadores dos saberes que constituem as estudantes em formação, tomando os currículos desses cursos como elementos diretamente envolvidos nas experiências de formação vividas na universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação (UFJF).

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

DE JERUSALÉM FERREIRA SILVA, Apolônia; DE CASTRO, Roney Polato. FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 70–95, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14751. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14751. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade