CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES

Autores

  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.
  • Apolônia de J. Ferreira Silva Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cibelle Cristina Lopes e Silva Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12648

Resumo

O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças.

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Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Apolônia de J. Ferreira Silva, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, Mestre em Educação (UFOP) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Cibelle Cristina Lopes e Silva, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, Mestre em Educação (UFF) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Docente do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

de Castro, R. P., de J. Ferreira Silva, A. ., & Cristina Lopes e Silva, C. (2024). CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES. Diversidade E Educação, 9(Especial), 205–230. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12648

Edição

Seção

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