Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer

proposta de um (anti)método para a Educação Ambiental

Autores

  • Vanessa dos Santos Moura Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16157

Palavras-chave:

(Anti)Método, Educação Ambiental, Hans-Georg Gadamer, Hermenêutica Filosófica

Resumo

Hans-Georg Gadamer’s Philosophical Hermeneutics: a proposal of an (anti)method for the Environmental Education

O presente artigo tem como objetivo perscrutar como a Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, compreendida como um (anti)método, auxilia na viragem ontoepistemológica no campo da Educação Ambiental rumo a uma relação horizontalizada entre seres humanos e não humanos. A abordagem do problema de pesquisa é qualitativa; a abordagem filosófica do fenômeno de pesquisa é de caráter Hermenêutico Filosófica. Em termos metodológicos, cuida-se de pesquisa básica e no que diz respeito aos procedimentos técnicos, trata-se de uma revisão bibliográfica. A justificativa da pesquisa repousa, sobretudo, na relevância socioambiental do fenômeno estudado: a crise ambiental – que é produto do Capitalismo – escancara a inaptidão dos instrumentos e conceitos oriundos da Modernidade para tutelar seres humanos e não humanos. A Hermenêutica Filosófica pode auxiliar o campo da Educação Ambiental no movimento de incorporação das outridades – seres humanos e não humanos – como merecedores de tutela e de um tratamento cuidadoso. Ademais, a Hermenêutica Filosófica, porque questiona as “promessas” da Modernidade que mascaram/metamorfoseam formas simbólicas de dominação e apagamento do Outro, afigura-se como um (anti)método potente para trazer esse Outro – humano e não humano – para o centro do movimento de compreensão.

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Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Moura, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora adjunta lotada no campus Realeza/PR da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Bacharela em Direito (2015) e mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (2019). Licenciada (2007), bacharela (2007) e mestre (2011) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). vanessamoura@uffs.edu.br

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

dos Santos Moura, V. (2024). Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer: proposta de um (anti)método para a Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16157