O direito na sociedade complexa e as novas formas de imputação de responsabilidade civil por danos ambientais

Autores/as

  • Luiza Maria Oliboni

Palabras clave:

Direito Ambiental, Responsabilidade civil, Responsabilidade coletiva

Resumen

A sociedade sofreu modificações profundas nas últimas décadas. Assiste-se, atualmente, ao advento da sociedade pós-industrial, a qual possui características diversas e até mesmo antagônicas às da sociedade industrial. O presente artigo mostrará uma perspectiva sistêmica da sociedade, enfatizando o subsistema do Direito e, inserido nele, o Direito Ambiental. Além disso, tratará da crise do modelo de imputação vigente, concentrando-se na apresentação de mudanças propostas nos aspectos do dano, do agente causador e do nexo causal, no que tange à responsabilidade civil por danos ambientais. Será também explanada a ideia de responsabilidade coletiva, de Gunther Teubner, como alternativa ao modelo kelseniano de imputação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza Maria Oliboni

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq entre agosto de 2007 e agosto de 2008.

Publicado

2011-01-31

Cómo citar

Oliboni, L. M. (2011). O direito na sociedade complexa e as novas formas de imputação de responsabilidade civil por danos ambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 139–158. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/882

Número

Sección

Artigos