Interesse público: parceria no fortalecimento da cidadania ambiental

Autores

  • Soraya Carvalhedo Honorato
  • Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima

Palavras-chave:

Cidadania, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sociedade Civil

Resumo

Faz-se aqui uma análise descritiva do Programa de Educação Ambiental executado mediante o Termo de Parceria celebrado entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES e o Centro de Recursos Ambientais – CRA, com vistas a fortalecer a gestão de uma unidade de conservação. Para tanto, analisou-se a metodologia empregada, a pertinência das ferramentas utilizadas, a interação e a repercussão do Programa na referida unidade de conservação. Constatou-se uma gestão mais eficaz dessa área, por ter havido a mobilização de instituições focadas nos mesmos propósitos de conservação. A educação ambiental como um processo contínuo, ativo, interativo e interdisciplinar, de fato, motivou a atitude protagônica de cada pessoa e do conjunto de indivíduos que se reconhece como titular de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Carvalhedo Honorato

Mestre pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada (especialização) em Gestão Ambiental e Manejo de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Coordenadora Regional da Unidade de Fiscalização do IMA, na Base Ambiental do Ministério Público da Costa do Dendê (2009-2010). É Pesquisadora associada no Instituto Floresta Viva e na Linha Direito à Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família (UCSal-CNPq) atuando como Professora Colaboradora.

Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA (2002). Com formação nas áreas jurídica e de saúde, é Juíza de Direito do Estado da Bahia, tendo atuado entre 1990 até Dezembro de 2003. Graduação inicial em Enfermagem (UFJF) e posterior graduação em Direito (UCSAL). Especializou-se em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (1978 e 1979) e na sua experiência profissional multidisciplinar integrou dimensões da saúde e do direito através de temas que se articulam na perspectiva dos direitos humanos. Assim, trabalha e pesquisa sobre direito à saúde, direito da criança, família, justiça juvenil, cidadania, pessoa com deficiência e proteção ambiental. Coordena o Grupo "Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família" e foi Consultora na área do Direito da Criança em Timor-Leste (2007-2009).

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Honorato, S. C., & Lima, I. M. S. O. (2011). Interesse público: parceria no fortalecimento da cidadania ambiental. Ambiente &Amp; Educação, 16(1), 13–36. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1029

Edição

Seção

Artigos