Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Educação Estético-Ambiental, Educação Estética, Educação Ambiental.

Resumen

Neste artigo o objetivo é compreender o que as dissertações e teses acadêmicas no Brasil revelam a respeito do tema Educação Estético-Ambiental. Recorremos à análise de conteúdo a fim de investigar vinte e cinco dissertações e teses defendidas entre 1997 e 2011 acerca da temática, resultando em três grupos temáticos, a saber: (1) A dimensão ética e estética na formação de educadores ambientais; (2) Educação Ambiental conservacionista e preservacionista do meio ambiente e (3) Contribuição da Educação Ambiental e da Educação Estética no processo de transformação para novo convívio social do sujeito emancipado. Igualmente importante, são suas revelações fornecendo elementos à conceituação de Educação Estético-Ambiental.

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Biografía del autor/a

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Luciana Netto Dolci é Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Especialização em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: lndolci@hotmail.com

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Doutora em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. E-mail: susana.molon@furg.br

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Dolci, L. N., & Molon, S. I. (2016). Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 20(2), 65–80. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5823

Número

Sección

Artigos