A PEGADA HÍDRICA COMO SUBSÍDIO A AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • George Scarpat Giacomin
  • Alfredo Akira Ohnuma Jr.

Palabras clave:

Pegada Hídrica, Escassez de água, Água Virtual, Sustentabilidade, Educação Ambiental

Resumen

Este trabalho tenta, através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hídrica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, objetivando a redução do consumo e poluição da água, e consequentemente, a redução da pegada hídrica. Devemos promover uma educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e da população em geral. Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se o Estado e toda a sociedade civil se inserirem com empenho nestes projetos de educação ambientalmente sustentável, patrocinando e incentivando a criação dessa nova cultura e programas educacionais. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo deste trabalho que é analisar a pegada hídrica através da ótica da educação ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

George Scarpat Giacomin

Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental.

Publicado

2012-10-13

Cómo citar

Giacomin, G. S., & Ohnuma Jr., A. A. (2012). A PEGADA HÍDRICA COMO SUBSÍDIO A AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(1), 125–139. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2433

Número

Sección

Artigos