ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO CÍRCULO DE CULTURA: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental
Palabras clave:
Paulo Freire, Círculo de Cultura, Educação Ambiental críticaResumen
O objetivo deste ensaio teórico é caracterizar o Círculo de Cultura, situando-o no pensamento de Paulo Freire, enquanto experiência coletiva de diálogo em diversos espaços educativos. A opção temática justifica-se pela necessidade de discutir o Círculo de Cultura como proposta metodológica e fonte primária de inúmeras experiências em educação ambiental voltadas para espaços coletivos de diálogo. Para tanto, o texto percorre alguns dos fundamentos marxistas da concepção freireana de educação que determinaram o escopo geral do Círculo de Cultura (práxis, trabalho, necessidade, diálogo, totalidade e transformação social) e descreve detidamente como este se organiza e suas finalidades, indicando ao final a pertinência e atualidade do mesmo, em sua concepção original, para a educação ambiental formal ou não.Descargas
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Publicado
2012-10-13
Cómo citar
Franco, J. B., & Loureiro, C. F. B. (2012). ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO CÍRCULO DE CULTURA: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(1), 11–27. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2422
Número
Sección
Artigos