EDUCACIÓN AMBIENTAL “DESDE EL SUR” Y SUS DIÁLOGOS CON EL PENSAMIENTO CONTRA COLONIAL BRASILEÑO.

Autores/as

  • Marcelo Aranda Stortti UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13260

Palabras clave:

educacion ambiental, conflicto ambiental, decolonialidad, contracolonilidad

Resumen

Nesse artigo apresentamos como desenho teórico a articulação do campo da Educação Ambiental (macrotendência crítica) em diálogo com o giro decolonial e o pensamento de Airton Krenak e do Quilombola Nego Bispo a partir da compreensão do padrão pedagógico do conflito socioambiental. Essa encruzilhada de saberes e fazeres estão contribuindo para promover uma desobediência política e epistêmica. Esse pensamento Suleador também é produzido pelos movimentos sociais fazendo emergir saberes “outros” e “enraizados” nos territórios. E percebemos que os argumentos apresentados em diálogo com esse campo teórico permite inferir que esses grupos sociais vivem um processo educativo e provavelmente uma educação ambiental que poderia ser chamada de Desde El Sur.

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Biografía del autor/a

Marcelo Aranda Stortti, UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ

Departamento de Educação e de Biologia. Desenvolvo projetos e pesquisas desde 1992 em educação ambiental em parceria com movimentos sociais, ONGs e na formação inicial de professores e educadores.

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Stortti, M. A. (2021). EDUCACIÓN AMBIENTAL “DESDE EL SUR” Y SUS DIÁLOGOS CON EL PENSAMIENTO CONTRA COLONIAL BRASILEÑO. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 273–295. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13260

Número

Sección

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"