Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313

Palabras clave:

Oficinas pedagógicas. Atividades lúdicas. Água. Ambiente. Cartilha.

Resumen

O estudo tem como objetivo avaliar uma oficina utilizando cartilha pedagógica com conteúdos sobre água no ambiente de forma lúdica e contextualizada. A pesquisa foi feita em uma turma de 31 alunos do Colégio Objetivo de Redenção/PA, do 8º Ano do Ensino Fundamental. Iniciou-se com a aplicação de um questionário de conhecimento prévio dos alunos sobre a temática “Água”. A partir da análise das respostas, foi produzida a oficina e a Cartilha. A oficina foi aplicada em sala de aula através da leitura dos textos, resolução das atividades e experimentos. Ao fim, foi aplicado outro questionário para avaliar a aprendizagem. Para a avaliação final, consideraram-se as respostas dos alunos ao questionário e o preenchimento das atividades da cartilha.

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Biografía del autor/a

Edson Alves Machado Filho, Faculdade Integrada Carajás

Sou Professor da Educação Básica e Ensino Superior de Ciências e Química

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Filho, E. A. M. (2021). Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 457–482. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313