Avaliação da percepção ambiental: estudo de caso com trabalhadores portuários
Palavras-chave:
Ppercepção ambiental, avaliação quali-quantitativa, portuários, portoResumo
Este trabalho tem por objetivo principal discutir a avaliação da percepção ambiental, considerada não somente como um processo de recebe/extrair informações acerca do ambiente, mas parte importante da cognição e aquisição do conhecimento, relacionada, assim, com aprendizagem e o pensamento. Sua avaliação, para a qual é recomendada uma abordagem que englobe tanto questões quantitativas como qualitativas, é uma importante ferramenta para ações educativas posteriores. A análise estatística de um formulário de entrevista, por exemplo, deve considerar também as observações espontâneas feitas pelos entrevistados. A avaliação desenvolvida junto aos trabalhadores portuários avulsos – (TPAs) do porto do Rio Grande consistiu em uma análise estatística das respostas a um formulário de entrevistas composto de questões sobre as dimensões Pensamento Sistêmico, Cidadania, Operação e Segurança e Saúde, a plicado a 179 TPAs das atividades de Capatazia, Conserto, Conferencia e Estiva (13,5% da população). Foi determinada a influencia das variáveis atividades, escolaridade, idade, tempo de serviço, sobre a percepção ambiental destes trabalhadores. De acordo com a pontuação obtida no formulário, a percepção ambiental foi classificada em diferentes níveis de percepção (baixa, média baixa, média, média alta e alta). A analise qualitativa foi realizada através das respostas espontâneas dadas aos entrevistados em cada questão formulada. Este procedimento mostrou-se muito importante tanto no teste de instrumento de pesquisa, quanto na avaliação e discussão dos resultados quantitativos. Análises de percepção ambiental de populações adultas devem procurar abordar aspectos que envolvam tanto as suas atividades laborais quanto sua vida privada. A partir disto, poderão ser detectadas lacunas que possam existir em suas concepções em termos de, por exemplo, dificuldades em entender inter-relações, separação entre questões ambientais e operacionais e entre o meio ambiente de trabalho e o da vida privada. É importante distinguir quais as variáveis que condicionam as concepções de ambiente no mundo do trabalho, a fim de subsidiar futuras ações educativas. Isto ficou evidenciado para os TPAs de Rio Grande, ao verificar que temas mais complexos e abstratos (relacionados às dimensões Pensamento Sistêmico e Cidadania) estão condicionados pela escolaridade e relacionados com o modo de pensamento categorial. Os temas diretamente relacionados com a rotina operacional (nas dimensões Segurança e Saúde e Operação) são condicionados pela experiência em situações reais de trabalho e estão relacionados com o modo de pensamento gráfico funcional. a avaliação quali-quantitativa da percepção ambiental é uma importante ferramenta preparatória para as atividades educativas, especialmente quando não existem informações sobre o público-alvo.Downloads
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Publicado
2009-11-11
Como Citar
Kitzmann, D., & Asmus, M. L. (2009). Avaliação da percepção ambiental: estudo de caso com trabalhadores portuários. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1092
Edição
Seção
Artigos