ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO MARXISMO NA TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Carlos Frederico B. Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro/RJ
  • Aline Viégas Colégio Pedro II

Keywords:

Edgar Morin – Karl Marx – complexidade – materialismo histórico-dialético – educação ambiental

Abstract

No presente artigo travamos um debate sobre as influências do materialismo histórico- dialético de Karl Marx na trajetória pessoal e intelectual de Edgar Morin e nos fundamentos originais de sua teoria da complexidade. Metodologicamente, o artigo faz uma revisão bibliográfica, tomando como base de reflexão textos do pensador francês. A teoria da complexidade moriniana tem sido muito utilizada na pesquisa em educação ambiental, porém, na maioria das vezes, é apresentada de forma fragmentada, anistórica, carecendo de um debate crítico sobre sua construção e utilização. Nesse texto, temos o objetivo de levantar elementos que recuperem o viés histórico-crítico da teoria da complexidade moriniana com o sentido de promover a reflexão sobre o diálogo possível entre ambas as formulações teóricas, trazendo novas possibilidades para a pesquisa em educação ambiental, principalmente a que busca referência na tradição crítico-marxista e no pensamento complexo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Frederico B. Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro/RJ

Atualmente é professor da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Aline Viégas, Colégio Pedro II

Doutora em psicossociologia de comunidades e ecologia Social/UFRJ. Professora do Colégio Pedro II. Integrante do Laboratório em Educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS

Published

2013-05-14

How to Cite

Loureiro, C. F. B., & Viégas, A. (2013). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO MARXISMO NA TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(2), 13–24. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3146

Issue

Section

Artigos