Forças criadoras do imaginário feminino frente à crise climática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14716

Keywords:

Educação Ambiental, Justiça Climática, mulher quilombola, migrantes haitianas, Cartografia do Imaginário

Abstract

Este artigo em Educação Ambiental e Justiça Climática parte do aprendizado fenomenológico da metodologia da Cartografia do Imaginário e tem por objetivo compreender como as mulheres das comunidades tradicionais quilombolas e as migrantes haitianas entendem as mudanças climáticas a partir de seus próprios referenciais de saberes, embasando nossos olhares como força criadora para a Educação Ambiental. Suas narrativas contribuem para a compreensão da própria humanidade e nossa relação com a natureza.

 

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Author Biographies

Denize Aparecida Rodrigues de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Mestra em Educação, na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Instituto de Educação, na Universidade Federal de Mato Grosso com especialidade para âmbito em Educação Ambiental. Especialista em Avaliação em Políticas Públicas, em Controle Externo e em Elaboração de Projetos. Graduada em Engenharia Florestal. É da Carreira de Gestor Governamental no Governo do Estado do Mato Grosso, atuando nas áreas de Planejamento e Orçamento Público, Educação Ambiental, Avaliação de Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Rosana Manfrinate, UFMT

Historiadora - UFMT. Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal -GECA/UFMT. Analista de Meio Ambiente - SEMA/MT. E-mail: rosmanfrinate@gmail.com

Lúcia Shiguemi Izawa Kawahara, UFMT

Pedagogia-UFMT, Analista de Meio Ambiente - SEMA/MT. E-mail: kawahara.lucia@gmail.com

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Published

2022-12-26

How to Cite

Rodrigues de Amorim, D. A. ., Manfrinate, R., & Shiguemi Izawa Kawahara, L. . (2022). Forças criadoras do imaginário feminino frente à crise climática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14716

Issue

Section

Educação Ambiental e Justiça Climática