Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente

Autores

  • Ana Elisa Sparano Fontoura
  • Ani Maria Swarowsky Braun
  • Elisete Maria de Freitas

Palavras-chave:

Natureza. Ecodesenvolvimento. Educação. Emoções.

Resumo

A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Sparano Fontoura

Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Mais informações: Currículo Lattes

Ani Maria Swarowsky Braun

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2005). Atualmente é professor titular - Colégio de Educação Básica Mauá e professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes

Elisete Maria de Freitas

Possui especialização em cultura de Tecidos na Universidade Federal de Lavras/MG. Atualmente é professora de Biologia e coordenadora do projeto de Educação Ambiental na Escola Estadual Presidente Castelo Branco de Lajeado/RS (Secretaria Estadual de Educação).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Fontoura, A. E. S., Braun, A. M. S., & Freitas, E. M. de. (2009). Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 165–176. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/918

Edição

Seção

Artigos