Modelos Mentais e a Dinâmica de Sistemas como uma Metodologia para a pesquisa Educacional

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Modelos mentais. Modelagem. Dinâmica de sistemas.

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos sobre modelos mentais dos pontos de vista de NORMAN (1983), JOHNSON-LAIRD (1987), DE KLEER & BROWN (1983) e FORRESTER (1973, 19902). Na seqüência, apresenta alguns aspectos do texto, gerado por VENNIX (1999), sobre modelagem em grupo, e dois trabalhos de dissertação de mestrado em Educação Ambiental da FURG, respectivamente, em modelagem qualitativa e semiquantitativa, que utilizaram metodologias que lembram o que é proposto por VENNIX (1999). Finalmente, recomenda que a metodologia de VENNIX possa ser utilizada na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-05-18

Como Citar

dos Santos, A. de C. K. (2009). Modelos Mentais e a Dinâmica de Sistemas como uma Metodologia para a pesquisa Educacional. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 139–164. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/916

Edição

Seção

Artigos