Um relato sobre orientações em modelagem no mestrado em educação ambiental da FURG

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Resumo


O artigo apresenta uma visão geral das pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (EA) da FURG. Das oito dissertações apresentadas, quatro acerca da modelagem semiquantitativa/quantitativa, dizem respeito a utilização de ferramentas computacionais e as outras quatro, envolvendo a modelagem qualitativa, tentaram levantar concepções de alunos a respeito de determinado assunto. Nas quatro dissertações que envolveram a utilização do computador, houve a análise do potencial das ferramentas utilizadas para a EA, evidenciando resultados favoráveis ao uso de softwares. Nas outras quatro dissertações, houve propostas de EA ou sugestões/recomendações para a ambientalização do currículo. Algumas dissertações levantaram resultados que indicam a articulação dos estudantes de raciocínios de senso-comum, vivenciados fora das classes escolares.

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Ambiente & Educação ISSN 1413-8638 E-ISSN 2238-5533 Rio Grande, Brasil.