Um relato sobre orientações em modelagem no mestrado em educação ambiental da FURG

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Resumo

O artigo apresenta uma visão geral das pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (EA) da FURG. Das oito dissertações apresentadas, quatro acerca da modelagem semiquantitativa/quantitativa, dizem respeito a utilização de ferramentas computacionais e as outras quatro, envolvendo a modelagem qualitativa, tentaram levantar concepções de alunos a respeito de determinado assunto. Nas quatro dissertações que envolveram a utilização do computador, houve a análise do potencial das ferramentas utilizadas para a EA, evidenciando resultados favoráveis ao uso de softwares. Nas outras quatro dissertações, houve propostas de EA ou sugestões/recomendações para a ambientalização do currículo. Algumas dissertações levantaram resultados que indicam a articulação dos estudantes de raciocínios de senso-comum, vivenciados fora das classes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

dos Santos, A. de C. K. (2009). Um relato sobre orientações em modelagem no mestrado em educação ambiental da FURG. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1068

Edição

Seção

Artigos