Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos semiquantitativos

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos
  • Ives Solano Araújo
  • Geovane Pedra Gonçalves

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido por professores e estudantes do Departamento de Física da FURG, com o objetivo de melhorar o padrão do ensino de Ciências nas escolas de 1º gradu através da utilização do microcomputador. O projeto produziu a ferramenta VISQ e diversos materiais instrucionais tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Este trabalho introduz a idéia do uso dos hexágonos para pensamento sistêmico e utiliza resultados já existentes na bibliografia sobre modelagem quantitativa como base para julgamento da validade dos modelos semiquantitativos trabalhados. A metodologia desenvolvida no projeto foi a escolha de uma situação relativamente complexa já modelada quantitativamente, com sua respectiva validade reconhecida, e desenvolver um modelo semiquantitativo em VISQ correspondente a essa situação. A comparação das saídas gráficas forneceu a base para a discussão sobre a validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Ives Solano Araújo

Possui doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). Atualmente é professor adjunto do Dept. de Física - UFRGS e editor adjunto das revistas Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Experiências em Ensino de Ciências (EENCI).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

dos Santos, A. de C. K., Araújo, I. S., & Gonçalves, G. P. (2009). Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos semiquantitativos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 3(1), 65–76. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1053

Edição

Seção

Artigos