A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental

Autores/as

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos
  • Geovane Pedra Gonçalves
  • Ives Solano Araújo

Resumen

O presente texto tem por objetivo relatar sobre o projeto Desenvolvimento e Uso de Ferramenta Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências – PREFECOMP, que desenvolve suas atividades junto ao Departamento de Física da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), desde 1992, sob a coordenação do Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos. O objetivo geral do projeto é promover a melhoria do nível de ensino de Ciências na cidade do Rio Grande através do uso do microcomputador no ensino, especialmente no que concerne à interação do usuário (estudante ou professor) com programas computacionais em Ciências. Tais atividades têm ênfase na exploração de diferentes representações (do pesquisador ou professor) e nas atividades expressivas (em que o usuário constrói suas próprias representações). Os resultados foram satisfatórios e levaram aos estudantes a possuir uma grande variedade de informações, desde aprender a utilizar aspectos dos computadores modernos, entender algumas relações dinâmicas que ocorrem na natureza e desenvolver o pensamento sistêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Ives Solano Araújo

Possui doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). Atualmente é professor adjunto do Dept. de Física - UFRGS e editor adjunto das revistas Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Experiências em Ensino de Ciências (EENCI).

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

dos Santos, A. de C. K., Gonçalves, G. P., & Araújo, I. S. (2009). A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 4(1), 19–37. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1062

Número

Sección

Artigos