A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental
Resumo
O presente texto tem por objetivo relatar sobre o projeto Desenvolvimento e Uso de Ferramenta Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências – PREFECOMP, que desenvolve suas atividades junto ao Departamento de Física da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), desde 1992, sob a coordenação do Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos. O objetivo geral do projeto é promover a melhoria do nível de ensino de Ciências na cidade do Rio Grande através do uso do microcomputador no ensino, especialmente no que concerne à interação do usuário (estudante ou professor) com programas computacionais em Ciências. Tais atividades têm ênfase na exploração de diferentes representações (do pesquisador ou professor) e nas atividades expressivas (em que o usuário constrói suas próprias representações). Os resultados foram satisfatórios e levaram aos estudantes a possuir uma grande variedade de informações, desde aprender a utilizar aspectos dos computadores modernos, entender algumas relações dinâmicas que ocorrem na natureza e desenvolver o pensamento sistêmico.Downloads
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Como Citar
dos Santos, A. de C. K., Gonçalves, G. P., & Araújo, I. S. (2009). A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 4(1), 19–37. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1062
Edição
Seção
Artigos