Laboratório do Pensamento Sistêmico Intersdissiplinar: modelagem qualitativa dos sistemas interdissiplinares

Autores

  • Wilhelm Walgenbach

Palavras-chave:

Pensamento teorético. Pensamento sistêmico. Pesquisa empírica. Meios heurísticos. Ego-atividade. Autotematizações. Semantic networks.

Resumo

O texto apresenta trabalho do Laboratório de Modelagem Qualitativa dos Sistemas Interdisciplinares. A pesquisa empírica proposta parte da Ego-Atividade através das chamadas Autotematizações, possibilitando ao pesquisador saber o que está se desenvolvendo dentro do sujeito. Com o uso do computador, através do software Atlas ti, redes de diálogo são montadas. Os depoimentos obtidos a partir dos experimentos - meios heurísticos - podem ser analisados qualitativamente numa interação entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilhelm Walgenbach

Dr. phil. habil. é Filósofo, Pedagogo e Promotor Cultural. Estudou Teoria da Comunicação, Jornalismo, Educação, Ciências da Música e de Linguagem (Letras/Lingüísticas) na Universidade de Münster Alemanha. Possui seu Doutoramento em Filosofia, Sociologia e Educação pela Universidade de Kiel Alemanha. Professor Visitante (1995-1998) na Fundação Universidade Federal de Rio Grande FURG - RS Brasil. Nesta Universidade é Co-Fundador do primeiro Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Walgenbach, W. (2009). Laboratório do Pensamento Sistêmico Intersdissiplinar: modelagem qualitativa dos sistemas interdissiplinares. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 1(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1046

Edição

Seção

Artigos