Ego-atividade, identidade, totalidade e a alteridade do outro

Autores

  • Wilhelm Walgenbach

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as condições históricas que sedimentam acerca da Teoria alemã de Formação/Educação – que começou por volta dos anos 1800, com a construção da categoria “Ego-atividade”, que trata-se do desenvolvimento de um programa social humanístico que ao invés de exigir a submissão à aprendizagem de um conhecimento pronto (resultados das ciências, artes, tecnologia e outras áreas sociais), determinou como objetivo principal da educação o desenvolvimento da própria personalidade do sujeito na sua livre autodeterminação -, que problemas básicos foram relacionados a ele e que abordagens foram desenvolvidas para solucionar esse problema.

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Biografia do Autor

Wilhelm Walgenbach

Dr. phil. habil. é Filósofo, Pedagogo e Promotor Cultural. Estudou Teoria da Comunicação, Jornalismo, Educação, Ciências da Música e de Linguagem (Letras/Lingüísticas) na Universidade de Münster Alemanha. Possui seu Doutoramento em Filosofia, Sociologia e Educação pela Universidade de Kiel Alemanha. Professor Visitante (1995-1998) na Fundação Universidade Federal de Rio Grande FURG - RS Brasil. Nesta Universidade é Co-Fundador do primeiro Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Walgenbach, W. (2009). Ego-atividade, identidade, totalidade e a alteridade do outro. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 4(1), 59–79. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1065

Edição

Seção

Artigos