Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo com base a modelagem semiquantitativa

Maria Teresa Almeida, Arion de Castro Kurtz dos Santos

Resumo


O desenvolvimento de modelos semiquabtitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferraments de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problems ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.

Palavras-chave


Ensino; currículo; modelagem semiquantitativa

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter