Conseqüências para o ambiente do tabaquismo e das queimadas, nas concepções de alguns estudantes

Autores

  • Mario Luiz de Farias
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Resumo

Neste artigo são abordados os temas de seu título que, juntamente com outros, foram tratados em dissertação de mestrado em Educação Ambiental. Os estudantes que participaram da pesquisa evidenciaram ter concepções formalmente aceitas sobre as conseqüências das queimadas para o ambiente, sendo que a construção das mesmas ocorreu, principalmente, através de meios informais de Educação, destacando-se a televisão em canal aberto. Conseqüências que o tabaquismo traz para o ambiente, na forma que foi enfocada na pesquisa, os participantes demonstraram que desconhecem, apesar de viverem em região de fumicultura. Cento e quatro alunos de duas áreas da educação profissional de nível técnico participaram da pesquisa, em que foram usadas técnicas quantitativas e qualitativas, objetivando levantar e analisar concepções sobre a combustão e seus efeitos para detectar como está e para auxiliar a Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Luiz de Farias

Atualmente é professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Mestrado em Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Farias, M. L. de, & Santos, A. de C. K. dos. (2009). Conseqüências para o ambiente do tabaquismo e das queimadas, nas concepções de alguns estudantes. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1075

Edição

Seção

Artigos