Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental
Palavras-chave:
Combustão, concepções, Educação, Combustion, Conceptions, EducationResumo
Este trabalho está baseado na pesquisa e dissertação a respeito de concepções de alunos do ensino técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) sobre a combustão e seus efeitos, visando à Educação Ambiental. Os objetivos principais da pesquisa foram: verificar o perfil das concepções sobre esse tema; avaliar a contribuição do ensino técnico na formação de tais concepções; estabelecer relação entre as concepções manifestadas e características de concepções levantadas pelo Movimento das Concepções Alternativas (MCA). O instrumento de pesquisa consistiu num questionário com quinze questões, compostas por uma afirmativa para os alunos assumirem um posicionamento, valendo-se de uma escala do tipo Likert, com cinco pontos, e um espaço para comentários. O tratamento dos dados foi realizado através de técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram perfis de concepções diferentes entre categorias relativas ao tema da pesquisa. Existiram diferenças significativas, para = 0,05, do nível das concepções sobre algumas categorias, entre alunos iniciantes e concluintes e entre alunos das áreas profissionais Indústria e Química. Foi constatado que o ensino técnico auxiliou na construção das concepções relativas a alguns tópicos e foram evidenciadas características das concepções alternativas.Downloads
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Publicado
2009-11-09
Como Citar
Farias, M. L. de. (2009). Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 159–174. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/812
Edição
Seção
Artigos