Estudos de concepções de ambiente e educação ambiental: contribuições à formação de professores e ao planejamento curricular

Autores

  • Nágila Caporllíngua Giesta

Resumo

Defende contribuições que os estudos de concepções de ambiente e educação ambiental, articuladas por concepções de ensinar e aprender e de currículo expressas por docentes, estudantes, pessoas de diversos grupos sociais ou de trabalho trazem à formação de professores e ao planejamento curricular. Tal estudo é justificado por idéias de autores que apontam a complexidade das relações no meio social e natural, tanto no que se refere à interação homem/natureza, quanto no ensinar e aprender, porque nas práticas sociais as subjetividades individuais e coletivas nunca se esgotam em uma única prática ou forma de organização, pois há diversos percursos para a percepção da realidade, diversificando as elaborações e as concepções pelos sujeitos. Extratos de investigações feitas na Linha de Pesquisa: Educação Ambiental Currículo e Formação de Professores evidenciam interações em escolas e em vários segmentos da sociedade. Sublinham espaço conquistado pelo PPG em Educação Ambiental da FURG, impulsionando a formação de professores e/ou educadores ambientais; as investigações científicas e pedagógicas ; a integração de redes de informações e as inovações pedagógicas relativas ao ambiente; diálogo com esferas acadêmicas, governamentais e não-governamentais, voltadas a ações educativo-ambientais que reconheçam o cidadão como sujeito de mudança, situado e ciente de sua responsabilidade, integrante de um sistema, pelo qual é influenciado.

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Biografia do Autor

Nágila Caporllíngua Giesta

Atualmente é professor adjunto - aposentada da Universidade Federal do Rio Grande. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Giesta, N. C. (2009). Estudos de concepções de ambiente e educação ambiental: contribuições à formação de professores e ao planejamento curricular. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1070

Edição

Seção

Artigos