Fragilidades dos sistemas alimentares sustentáveis nos marcos legais de nutrição, gastronomia e educação ambiental
um estudo de caso no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16922Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação nutricional, Dietas sustentáveis, Sistemas alimentares, Mudanças climáticasResumo
Fragilities of sustainable food systems in nutrition, gastronomy, and environmental education guidelines: a case study in Rio Grande do Sul
Os sistemas alimentares são considerados um dos principais fatores que interferem no meio ambiente e um dos grandes desafios para o século XXI é modificarmos o nosso modo de consumir. Logo, o processo de educação se torna fundamental para uma mudança no hábito alimentar. Esta pesquisa durante o mestrado investigou a presença de sistemas alimentares sustentáveis nas diretrizes dos cursos: técnico em nutrição, nutrição e gastronomia e as diretrizes de educação ambiental nacional e estadual (RS), totalizando cinco marcos legais. A análise foi realizada por buscas de palavras-chave que contemplem o propósito da pesquisa, assim como através do perfil do egresso e o objetivo das diretrizes. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que há uma fragilidade e invisibilidade da discussão sobre padrões alimentares sustentáveis, e aponta a necessidade de atualização das diretrizes e dos catálogos, quanto a inserção e a aplicabilidade da temática de sistemas alimentares sustentáveis conforme a prática e perfil de cada profissional.
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