Contribuições ao estudo de Michel Serres

Autores

  • Humberto Calloni

Palavras-chave:

Educação. Planeta Terra. Conhecimento. Humanismo.

Resumo

Para Michel Serres, o planeta Terra vive um momento de profunda agonia. Palco de guerras intermináveis entre os homens, esse substrato natural da origem e sobrevivência das espécies padece ante as incontáveis formas de agressões resultantes não somente entre grupos ou nações rivais, mas ante a violência humana nas formas derivadas de um processo produtivo abusivo, parasitário e mortal. O presente artigo tem um objetivo muito específico: contribuir, para quem se inicia na leitura do filósofo Serres – esse amante da vida, do conhecimento e da paz –, com um breve relato sobre a sua vida, a sua formação e a sua mensagem. Naturalmente, trata-se de um texto modesto e despretensioso, diante da riqueza das obras de um pensador ardente e cativante, que insiste na cooperação entre as distintas culturas e no que denomina "educação terceira" ou "mestiça", a fim de salvaguardarmos a nós e o próprio planeta da derradeira extinção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Calloni

Atualmente é Professor do Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Educação pela Universidade Federal do RS - UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-05-10

Como Citar

Calloni, H. (2009). Contribuições ao estudo de Michel Serres. Ambiente &Amp; Educação, 8(1), 143–155. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/903

Edição

Seção

Artigos