Turismo: uma busca de outra racionalidade

Autores

  • Carlos Alberto Cioce Sampaio

Palavras-chave:

Turismo sustentável. Sociologia do turismo. Metodologia do turismo.

Resumo

A temática do Turismo tem sido estudada sobretudo sob a ótica das Ciências Sociais Aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das Ciências Humanas, este ensaio tem como objetivo sugerir proposições que ampliem o entendimento desta temática. Metodologicamente, indicou-se a necessidade de incorporar, no debate científico, tipos de racionalidade e conhecimento tácito existentes em processos que compartilham experiências novas e que nem sempre se utilizam necessariamente da racionalidade utilitarista individualista, que por sua vez é uma das causadoras do distanciamento das benesses da atividade turística às comunidades receptoras em experiências de implementação da Agenda 21 e do Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Cioce Sampaio

Atualmente é pequisador de Produtividade e Pesquisa (P&Q) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui doutorado nas temáticas planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Sampaio, C. A. C. (2009). Turismo: uma busca de outra racionalidade. Ambiente &Amp; Educação, 8(1), 131–141. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/902

Edição

Seção

Artigos