Editorial Revista Ambiente & Educação

Autores

  • Carlos Roberto Machado FURG/PPGEA
  • Gisleine Cruz Portugal FURG-PPGEA
  • Sérgio Botton Barcellos FURG/PPGEA

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12527

Palavras-chave:

Ambiente, Educação

Resumo

Com satisfação trazemos o terceiro número do ano de 2020 da Revista Ambiente & Educação com o “Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais”. A organização foi realizada pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas – RIBOMBO, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG) e pela Prof. Dra. Sandra Lestinge (UFPI). . Esse Dossiê reúne a partir de artigos pesquisas e práticas abordar a natureza costeira em sua própria historicidade, reconhecendo seus fenômenos, a partir das singularidades que compõem tal biodiversidade; como também um horizonte da ação antrópica sobre esses ecossistemas, fator que colabora para o acirramento de conflitos, que vão desde a ocupação humana da costa, como suas formas de uso ao longo das últimas décadas e suas possíveis implicações no cenário das mudanças ambientais globais. O presente debate ganha ainda mais relevância quando visa subsidiar o campo da Educação Ambiental dentro de uma discussão que, até então, permanece restrita ao universo das ciências naturais. É nesse contexto que esse dossiê visa destacar a produção acadêmica em ambos os campos e em suas conexões, qualificando o debate acadêmico e fortalecendo ações.

Além disso, após o Dossiê trazemos nesse número, como sempre, uma série de artigos submetidos ao fluxo livre da Revista com diferentes temas, enfoques, escopos teórico-metodológicos de pesquisa sobre a educação ambiental no Brasil. Além disso, destaca-se a diversidade regional dos autores e estudos apresentados que abarcam do sul ao norte do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Botton Barcellos, FURG/PPGEA

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Até dezembro de 2020 atuou como Professor na Área de Sociologia da FURG. Docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) . Realizou estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na UFPel. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) com bolsa sanduíche financiada pela CAPES na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) - Espanha nos temas de migração e diversidade étnica. Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais - DIPEM/FURG. Atua em assessorias e pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas; Conflitos Socioambientais; Sociologia Rural e Ambiental; Agricultura Familiar e Camponesa.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Roberto Machado, C., Cruz Portugal, G., & Botton Barcellos, S. . (2021). Editorial Revista Ambiente & Educação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 1–2. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12527