O direito na sociedade complexa e as novas formas de imputação de responsabilidade civil por danos ambientais

Autores

  • Luiza Maria Oliboni

Palavras-chave:

Direito Ambiental, Responsabilidade civil, Responsabilidade coletiva

Resumo

A sociedade sofreu modificações profundas nas últimas décadas. Assiste-se, atualmente, ao advento da sociedade pós-industrial, a qual possui características diversas e até mesmo antagônicas às da sociedade industrial. O presente artigo mostrará uma perspectiva sistêmica da sociedade, enfatizando o subsistema do Direito e, inserido nele, o Direito Ambiental. Além disso, tratará da crise do modelo de imputação vigente, concentrando-se na apresentação de mudanças propostas nos aspectos do dano, do agente causador e do nexo causal, no que tange à responsabilidade civil por danos ambientais. Será também explanada a ideia de responsabilidade coletiva, de Gunther Teubner, como alternativa ao modelo kelseniano de imputação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Maria Oliboni

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq entre agosto de 2007 e agosto de 2008.

Downloads

Publicado

2011-01-31

Como Citar

Oliboni, L. M. (2011). O direito na sociedade complexa e as novas formas de imputação de responsabilidade civil por danos ambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 139–158. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/882

Edição

Seção

Artigos