Terra e infâncias
conectando crianças à natureza na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i3.19748Palavras-chave:
Criança e Natureza. Educação Ambiental. Cultura das infâncias. Contextos investigativos.Resumo
Earth and childhoods: connecting children to nature in early childhood education
Este estudo investiga como as vivências e experiências das crianças, ao interagirem com elementos da natureza, podem estabelecer vínculos entre a cultura das infâncias e as dimensões epistemológicas, científicas, tecnológicas, sociológicas e ambientais. A pesquisa busca compreender quais ações e expressões culturais emergem quando as crianças da Educação Infantil exploram suas hipóteses sobre si mesmas, os outros e o mundo, ao brincar com a natureza em contextos que favorecem a investigação. Os resultados indicam que as interações com o ambiente natural estimulam a criatividade, a imaginação e a curiosidade investigativa das crianças, conectando-as aos universos cultural, social e científico, sob a perspectiva da Educação Ambiental.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, K. A. Etnografia com crianças: quatro atos de uma vivência. Reunião científica regional da ANPED, Curitiba, Anais [...]. Curitiba: UFPR. p. 1-14, jul. 2016.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Editora WMF, 2018.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 3 abr. 2022.
DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976.
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. São Paulo: EDUSC, 2019.
MARTINI, D.; MUSSINI, I.; GILIOLO, Cristina; RUSTICHELLI, Francesca; 185 GARIBOLDI, A. (org.). Educar é a busca de sentido: aplicação de uma abordagem projetual na experiência educativa de 0-6 anos. São Paulo: Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil, 2020.
PALLASMAA, J. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PIORSKI, G. A criança e as água: do ritmo, da forma e da transformação. São Paulo: Peirópolis, 2024.
PIORSKI, G. Anímicas. São Paulo: Peirópolis, 2023.
PIORSKI, G. O brinquedo e a imaginação da terra: um estudo das brincadeiras do chão e suas interações com o elemento fogo. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) − Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
PIORSKI, G. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
RUFFINO, S. F. O diálogo entre aspectos da cultura científica com as culturas infantis na Educação Infantil. 2012. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Referencial Curricular do Município de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais, 2020.
TIRIBA, L. Educação Infantil como direito e alegria: busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Ferreira Martins, Lilian de Souza Vismara, Noemi Sutil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







