Modelo de Avaliação de Maturidade para Iniciativas de Inovação e Tecnologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19689

Palavras-chave:

Tecnologia Social., Inovação Social., TRL (Technology Readiness Level)., Nível de Maturidade Tecnológica Social.

Resumo

Evaluation Maturity Model for Social Innovation and Technology Initiatives

As inovações e tecnologias sociais enfrentam limitações ao serem avaliadas por modelos tradicionais, que privilegiam critérios técnico-comerciais e desconsideram suas especificidades sociais. Este artigo propõe o Nível de Maturidade Tecnológica Social (NMTS), inspirado na métrica Technology Readiness Levels/Manufacturing Readiness Levels (TRL/MRL) desenvolvida pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), como ferramenta mais adequada a esse campo. O modelo considera aspectos como viabilidade, participação popular, empoderamento coletivo, contexto territorial e continuidade. A metodologia é baseada em revisão teórica e aplicação prática em quatro iniciativas de impactos socioambientais. Os resultados apontam a importância de desenvolver instrumentos avaliativos às dinâmicas da Inovação e Tecnologia Social, contribuindo para seu reconhecimento, desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de fomento mais justas e eficazes.

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Biografia do Autor

Sandra Rufino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Brasil

Educadora Extensionista, Pesquisadora e Professora. Possui pós-doutorado em Extensão Universitária e Engenharia Engajada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutorado em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain (UCL). É mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e graduada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Atualmente, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/NIDES/UFRJ). Integra o grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/UFRN/IMT/UFOP) que estuda Engenharias Engajadas. É membro do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS/RN), do Laboratório de Cidadania e Tecnologia Social (LabCTS-ITA), da Rede de Professores do Instituto de Cidadania Empresarial (Academia ICE) e da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). Também integra a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS) e é conselheira dos Engenheiros Sem Fronteiras - ESF Brasil, além de coordenadora e orientadora da incubadora de tecnologia social ESF Natal. Atua nas áreas de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia. Atualmente, trabalha com os seguintes temas: Extensão Universitária e Engenharias Engajadas; Educação em Engenharia e Metodologias Ativas; Economia Solidária, Tecnologia e Inovação Social; Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto; Gestão da Produção e Pensamento Enxuto (Lean). Lattes:  https://lattes.cnpq.br/7918356337724287

Anderson Pedrosa, Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Natal (RN) - Brasil

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi bolsista (2021–2024) da incubadora de tecnologias sociais Engenheiros Sem Fronteiras – núcleo Natal (ESF-Natal), por meio do Projeto Lean, vinculado a um programa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN, voltado ao fortalecimento do desenvolvimento regional, da inovação social e da economia solidária. Atualmente, permanece como membro voluntário do ESF-Natal. No Programa de Educação Tutorial (PET Engenharia de Produção/UFRN), atuou como líder geral e coordenador de eventos, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão. Também foi secretário-geral e gestor de marketing do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAENPRO) da UFRN. Atuou como estagiário e, atualmente, exerce a função de analista de processos na empresa Supermercado Nordestão.

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

Rufino, S., & Pedrosa, A. (2025). Modelo de Avaliação de Maturidade para Iniciativas de Inovação e Tecnologia Social. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(2), 1–25. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19689

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