A temática da mineração na pesquisa em educação ambiental

Autores

  • Viviane Amélia Ribeiro Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.13895

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mineração, Análise Crítica do Discurso

Resumo

O objetivo desde artigo é compreender como a mineração toma lugar em parte das produções de pesquisa em educação ambiental. Para isso, investigamos os anais do EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental entre os anos 2001-2019, usando do referencial teórico metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) por meio de duas categorias construídas, as quais indicam relações da educação ambiental com impactos e conflitos ambientais advindos da mineração. A temática da mineração presente nos Anais do EPEA enuncia pesquisa sobre práticas educativas nas escolas e nos movimentos sociais. Sinalizamos neste artigo discursos ideológicos que operam sobre o campo da educação ambiental, assim como identificamos discursos que potencializam o desvelamento dos aspectos problemáticos da mineração.

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Biografia do Autor

Viviane Amélia Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFJF

Angélica Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Profa. Dra. FACED/PPGE/UFJF

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Ribeiro Cardoso, V. A., & Cosenza Rodrigues, A. (2022). A temática da mineração na pesquisa em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 310–331. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.13895

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental