Circuito Tela Verde: a experiência da mostra e o campo da Educomunicação Socioambiental<br>Circuito Tela Verde: the experience of the show and the field of Socio-environmental Education<br>Circuito Tela Verde: la experiencia de la muestra y el campo de la Educomunicación Socioambiental

Autores/as

  • Rachel Hidalgo
  • Gisleine Cruz Portugal
  • José Vicente de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8888

Palabras clave:

Educomunicação Socioambiental. Educomunicação. Circuito Tela Verde.

Resumen

O artigo apresenta a interpretação de duas experiências realizadas a partir da 7ª e 8ª edições do Circuito Tela Verde - CTV, Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de re-conhecer o projeto em um contexto de Educomunicação Socioambiental. O estudo foi feito com base no referencial proposto pelo Programa de Educomunicação Socioambiental e concluiu que as proposições do CTV atendem aos princípios e fundamentos expostos no documento, sendo um relevante dispositivo para mediar ações dentro do campo em que foi inspirado. The article presents the interpretation of two experiments carried out from the 7th and 8th editions of the Circuito Tela Verde - CTV, Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, conducted by the Ministério do Meio Ambiente, with the objective of re-knowing the project in a context of Socio-environmental Educommunication. The study was based on the framework proposed by the Programa de Educomunicação Socioambiental and concluded that the CTV proposals comply with the principles and foundations set forth in the document, being a relevant mechanism to mediate actions within the field in which it was inspired. El artículo presenta la interpretación de dos experiencias realizadas a partir de la 7ª y 8ª ediciones del Circuito Tela Verde - CTV, Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, realizado por el Ministerio do Meio Ambiente, con el objetivo de volver a conocer el proyecto en un contexto de Educomunicación Socioambiental. El estudio fue realizado con base en el referencial propuesto por el Programa de Educomunicação Socioambiental y concluyó que las proposiciones del CTV atienden a los principios y fundamentos expuestos en el documento, siendo un relevante dispositivo para mediar acciones dentro del campo en que fue inspirado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rachel Hidalgo

Mestranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

Gisleine Cruz Portugal

Mestranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

José Vicente de Freitas

Pós-Doc em Ciências Ambientais. Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

Citas

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. COSTA, Francisco de Assis Morais da (Org.). Brasília: MMA, 2008.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. Guia orientador de mostras - CTV 8. Disponível em:

http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80219/Guia%20CTV%208_12_06_final.pdf Acesso em 1 de setembro de 2017.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MARTIRANI, Laura Alves. Comunicação, Educação e Sustentabilidade: o novo campo da Educomunicação Socioambiental. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio Grande do Norte: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2008.

PERUZZO, Cicília Maria Krohling. Mídia Comunitária. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, n.30, 1998.

SOARES, Ismar de Oliveira. Alfabetização e Educomunicação: o papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. Teleconferência. 3ª Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Sesi, UnB e Unesco (2010).

Publicado

2019-04-17

Cómo citar

Hidalgo, R., Portugal, G. C., & Freitas, J. V. de. (2019). Circuito Tela Verde: a experiência da mostra e o campo da Educomunicação Socioambiental<br>Circuito Tela Verde: the experience of the show and the field of Socio-environmental Education<br>Circuito Tela Verde: la experiencia de la muestra y el campo de la Educomunicación Socioambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 144–157. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8888

Número

Sección

Artigos