Educação ambiental e políticas públicas

Autores

  • Alessandra Marlice de Brito Farias Centro Universitário Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Centro Universitário Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3232

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas, Análise de conteúdo.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as ações de educação ambiental desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental (CEA) do município de Lajeado, se posicionam em relação aos pressupostos dos documentos internacionais, federais e estadual. É caracterizada e comparada a política pública municipal em relação aos princípios de documentos sobre educação ambiental. Utilizaram-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, que incluiu entrevistas semi-estruturadas com os atores responsáveis pela sua implantação no município. Os dados foram tratados com análise de conteúdo qualitativa. Verificaram-se quais ações se alinham aos princípios dos documentos. Os resultados da análise demonstraram que algumas ações cumprem totalmente com os princípios, enquanto outras cumprem parcialmente ou não cumprem com os princípios propostos nos documentos.

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Biografia do Autor

Alessandra Marlice de Brito Farias, Centro Universitário Univates

Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Santa Maria, Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates

Jane Márcia Mazzarino, Centro Universitário Univates

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Área de estudos: educomunicação socioambiental. Linha de pesquisa: Espaço e Problemas Socioambientais. Professora/pesquisadora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates.

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário Univates

Licenciada em Química, Doutora e Mestre em Química Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de estudo: Química Analítica. Linha de pesquisa: gerenciamento de resíduos. Atividades que desempenha: Professora/pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Instituição a que está vinculado: Centro Universitário Univates.

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Farias, A. M. de B., Mazzarino, J. M., & Oliveira, E. C. (2013). Educação ambiental e políticas públicas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 179–201. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3232

Edição

Seção

Artigos