POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2010
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3392Palavras-chave:
Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Ambiental, Políticas Educacionais, Conferência Nacional de Educação.Resumo
Neste artigo apresento algumas questões que foram sistematizadas a partir de minha participação em um colóquio proposto pela Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010) para discutir “Educação Ambiental e Contextualização Curricular”. No âmbito das políticas públicas em educação ambiental, procuro indicar algumas perspectivas coerentes com o que vem sendo proposto por educadores e ambientalistas de nosso país e vistas como necessárias para a consolidação de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Apresento uma síntese das propostas para a educação ambiental sistematizadas no Documento-Referência da CONAE, elaborado para subsidiar as conferências municipais e estaduais. Faço um esforço de uma análise inicial tanto em relação ao processo quanto em relação ao conteúdo das propostas para a educação ambiental sistematizadas nos Documentos-Base (Volumes I e II), Documentos das Plenárias de Eixo e Documento Final. Além disso, procuro apresentar uma breve síntese das tendências predominantes no país nas últimas décadas no que diz respeito a políticas educacionais, enfatizando o significado e a necessária retomada do protagonismo da sociedade civil nos processos de construção de políticas públicas para a educação de maneira geral e para a educação ambiental de forma particular.Downloads
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Publicado
2013-03-12
Como Citar
Carvalho, L. M. de. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2010. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3392
Edição
Seção
Artigos