POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2010

Autores

  • Luiz Marcelo de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3392

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Ambiental, Políticas Educacionais, Conferência Nacional de Educação.

Resumo

Neste artigo apresento algumas questões que foram sistematizadas a partir de minha participação em um colóquio proposto pela Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010) para discutir “Educação Ambiental e Contextualização Curricular”. No âmbito das políticas públicas em educação ambiental, procuro indicar algumas perspectivas coerentes com o que vem sendo proposto por educadores e ambientalistas de nosso país e vistas como necessárias para a consolidação de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Apresento uma síntese das propostas para a educação ambiental sistematizadas no Documento-Referência da CONAE, elaborado para subsidiar as conferências municipais e estaduais. Faço um esforço de uma análise inicial tanto em relação ao processo quanto em relação ao conteúdo das propostas para a educação ambiental sistematizadas nos Documentos-Base (Volumes I e II), Documentos das Plenárias de Eixo e Documento Final. Além disso, procuro apresentar uma breve síntese das tendências predominantes no país nas últimas décadas no que diz respeito a políticas educacionais, enfatizando o significado e a necessária retomada do protagonismo da sociedade civil nos processos de construção de políticas públicas para a educação de maneira geral e para a educação ambiental de forma particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Rio Claro/SP

Possui pos-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1999) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Educação, onde trabalha como professor de Prática de Ensino em Ciências e Prática de Ensino em Biologia.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2013-03-12

Como Citar

Carvalho, L. M. de. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2010. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3392

Edição

Seção

Artigos