A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnico<br>The Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical level<br>La Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico

Autores

  • Vívian Soares de Almeida
  • Lilian Couto Cordeiro Estolano
  • Ana Maria Dantas Soares

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8578

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Ambiental Crítica, Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo busca balizar conceitos e tecer reflexões acerca da relevância da Educação Ambiental na formação profissional técnica de nível médio na àrea de Meio Ambiente. O lócus da pesquisa é a Sala Verde Centro de Integração Socioambiental – CISA/UFRRJ, que se concebe como um espaço dinamizador, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora. Buscando compreender o papel da CISA no processo de formação desses jovens a partir do estágio supervisionado, a proposta desta pesquisa alicerça-se no eixo da abordagem qualitativa e objetiva entretecer as narrativas expressas por sujeitos diretamente envolvidos no espaço, contextualizando suas falas, atribuindo sentidos e apontando interpretações pertinentes à reflexões para ações futuras. This article seeks to conceptualise and reflect on the relevance of Environmental Education in the medium level technical vocational training in the area of Environment. The locus of the research is the Green Room for Socio-Environmental Integration - CISA / UFRRJ, which is conceived as a dynamic space, based on an articulating and integrating perspective. Seeking to understand the role of CISA in the process of training these young people from the supervised stage, the proposal of this research is based on the axis of the qualitative and objective approach to interrelate the narratives expressed by subjects directly involved in the space, contextualizing their speech, attributing meanings and pointing out interpretations pertinent to the reflections for future actions. El presente artículo busca balizar conceptos y tejer reflexiones acerca de la relevancia de la Educación Ambiental en la formación profesional técnica de nivel medio en el área de Medio Ambiente. El lusus de la investigación es la Sala Verde Centro de Integración Socioambiental - CISA / UFRRJ, que se concibe como un espacio dinamizador, pautado en una perspectiva articuladora e integradora. En el proceso de formación de estos jóvenes a partir de la etapa supervisada, la propuesta de esta investigación se centra en el eje del abordaje cualitativo y objetiva entretecer las narrativas expresadas por sujetos directamente involucrados en el espacio, contextualizando sus palabras, atribuyendo sentidos y percepciones que apunta a interpretaciones pertinentes a las reflexiones para acciones futuras.

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Biografia do Autor

Vívian Soares de Almeida

Licenciada em Ciências Agrícolas. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lilian Couto Cordeiro Estolano

Mestre em Ciências em Desenvolvimento, agricultura e Sociedade. UFRRJ/DTPE.

Ana Maria Dantas Soares

Doutora em Ciências em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. UFRRJ/DTPE.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Almeida, V. S. de, Estolano, L. C. C., & Soares, A. M. D. (2018). A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnico<br>The Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical level<br>La Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 267–280. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8578

Edição

Seção

Artigos