Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA<br>Agrotoxics as Socioscientific Issue in STSE Education

Autores/as

  • Maria Aparecida Silva Andrade Universidade Federal da Bahia\ Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Dália Melissa Conrado Doutora em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Nei Freitas Nunes-Neto Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Rosiléia Oliveira Almeida Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5378

Palabras clave:

ensino de ciências, questões sociocientíficas, ensino e aprendizagem.

Resumen

Considerando a importância econômica do agronegócio e suas desvantagens socioambientais, percebemos a relevância do tema agrotóxicos na educação científica, a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos. Com base no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e utilizando questões sociocientíficas (QSCs) como estratégia de ensino, esse artigo discute resultados parciais da aplicação de uma Sequência Didática, tendo como núcleo uma QSC sobre agrotóxicos. A análise dos resultados indicou que o tema agrotóxicos possibilita a abordagem de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais do conteúdo científico, permitindo a superação de determinados problemas de abordagens pedagógicas tradicionais. Também destacamos reflexões sobre ética e política, especialmente sobre interesses do mercado nas decisões acerca da adoção dos agrotóxicos. Como perspectivas futuras, ressaltamos o potencial para realizar ações sociopolíticas ao final da aplicação da Sequência Didática

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Silva Andrade, Universidade Federal da Bahia\ Universidade Estadual de Feira de Santana.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência\ Instituto de Física.

Dália Melissa Conrado, Doutora em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana.Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEHFBio)

Nei Freitas Nunes-Neto, Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Pesquisador do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEHFBio)

Rosiléia Oliveira Almeida, Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa).

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Silva Andrade, M. A., Conrado, D. M., Nunes-Neto, N. F., & Almeida, R. O. (2016). Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA<br>Agrotoxics as Socioscientific Issue in STSE Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 171–191. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5378