AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Lia da Costa Alvim Alvarenga Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Salvador/BA
  • Selene Siqueira da Cunha Nogueira Universidade Estadual de Santa Cruz.
  • Sérgio Luiz Gama Nogueira-Filho Universidade Estadual de Santa Cruz.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3834

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, ensino-aprendizagem, etologia aplicada.

Resumen

O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos.

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Biografía del autor/a

Lia da Costa Alvim Alvarenga, Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Salvador/BA

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente com ênfase em Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003). Atualmente é Professora Titular das Faculdades Jorge Amado e Supervisora Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância.

Selene Siqueira da Cunha Nogueira, Universidade Estadual de Santa Cruz.

Bióloga, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental (IPUSP). Professora Titular, Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Sérgio Luiz Gama Nogueira-Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz.

Eng. Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Nutrição Animal (ESALQ/USP) e Doutor em Psicologia Experimental (IPUSP). Professor Titular, Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Alvarenga, L. da C. A., Nogueira, S. S. da C., & Nogueira-Filho, S. L. G. (2013). AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3834