LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Romerito Valeriano Silva Universidade Presidente Antônio Carlos, Unipac, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3052

Palabras clave:

Meio Ambiente, Educação, Livro didático, Geografia, Vegetação.

Resumen

A tomada de consciência da necessidade de uma Educação Ambiental não foi suficiente para seu pleno desenvolvimento. A rapidez com que foi implementada, no afã de atender à demanda criada pelos grandes problemas ambientais, não permitiu um amadurecimento dos currículos ou sequer uma definição clara de seus objetivos e estratégias. Neste sentido, surgiu inacabada e isto pode ser encarado como uma das causas para muitos problemas que são encontrados hoje neste ato educativo. Para perceber se tais problemas estão presentes nos textos sobre vegetação brasileira dos livros didáticos de Geografia, buscou-se analisar a abordagem ambiental contida nestes textos, com a finalidade de verificar se eles trazem os vícios conceituais que marcaram a evolução do pensamento ambiental e sua inserção como um dos objetos de estudo da Geografia. Com o objetivo de garantir um procedimento de investigação o mais coerente possível foi desenvolvido um roteiro de análise dos textos sobre vegetação brasileira selecionados, tendo como referência os elementos considerados fundamentais pela literatura científica relacionada com a temática ambiental. A pesquisa permitiu elaborar um perfil da abordagem ambiental nos textos analisados, o que indicou que apesar de alguns pontos positivos observados, ainda persistem lacunas e inconsistências em relação aos conceitos ambientais e às metodologias usadas para trabalhar este assunto, o que pode comprometer a construção do saber ambiental pelos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Romerito Valeriano Silva, Universidade Presidente Antônio Carlos, Unipac, Minas Gerais.

Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC (Centro Universitário de Caratinga), Programa de Pósgraduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade.Professor de Geografia do ensino básico da rede particular. Professor no curso de Engenharia Ambiental da UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos).

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Silva, R. V. (2012). LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3052