Educação ambiental no Projovem urbano Mossoró/RN

Valdívia Gomes de Sousa Bezerra, Kelson de Oliveira Silva

Resumo


O presente artigo é um recorte temático de uma pesquisa sobre Educação Ambiental – EA, que se constitui em uma das principais ferramentas para se alcançar a sustentabilidade. Teve como objetivo analisar a aplicação da Educação Ambiental no ProJovem Urbano em Mossoró/RN. Para tanto foram adotados como instrumentos de coleta de dados a aplicação de formulários a professores e alunos, bem como a coordenação geral e pedagógica. Concluiu-se que existe uma articulação interdisciplinar satisfatória entre as disciplinas do ProJovem Urbano, no que diz respeito a escola investigada, sendo necessário ressaltar que o tema ambiental se constitui preocupação pedagógica relevante para o Projeto avaliado.

Palavras-chave


ProJovem Urbano, Educação Ambiental, EJA.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 6938/1981, de 31 de agosto que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

BRASIL. Lei 9.795/1999, de 27 de abril de que dispõe da Política Nacional da Educação Ambiental, 2012.

DIEHL, Antônio Astor; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisas em ciencias sociais aplicadas: métodos e técnicas. Ed. Prentice Hall, São Paulo, 2004. 168p.

DECLARAÇÃO DE TBILISI. Global Development Research Center. Disponível em: Acesso em: 12 de dez. de 2011.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental – Princípios e Práticas. 9ª ed. São Paulo: Caia, 2004.

FREITAS, A.C.S. et al. Educação Ambiental no ensino de Jovens e Adultos. Centro Científico Conhecer - ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Goiânia, vol.5, n.8, 2009. Disponível em< http://www.conhecer.org.br/enciclop/2009B/EDUCACAO%20AMBIENTAL.pdf> acessado em 10 de Jul 2013.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental/Carlos Frederico B. Loureiro. 3.ed.São Paulo : Cortez, 2009.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. PHILIPPI JR, Arlindo. Bases Políticas, Conceituais, Filosóficas e Ideológicas da Educação Ambiental. In: ___; ___. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005. P.3-12.

GUIMARÃES, Cláudia Veloso Torres. (org.). Plano Nacional de Formação para Gestores, Formadores e Educadores. Ed. Eletrônica. Brasília. Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012.64p

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. (org.). Manual do Educador: Orientações Gerais. Ed. Eletrônica. Brasília. Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012.216p

SILVA, Márcia Regina Farias da. Ciência, natureza e sociedade: diálogo entre saberes. Coleção Contexto da Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. 150 p.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4706

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.