O que as crianças sabem sobre o seu ambiente? A relação entre o senso comum e o saber científico em crianças de Anápolis-GO<BR>What children know about your environment? The relationship between common sense and scientific knowledge in children AnapolisGO

Authors

  • Jéssica Andrade dos Santos Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais do Cerrado. Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil
  • Adda Daniela Lima Figueiredo-Echalar Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4340

Keywords:

Educação socioambiental, percepção Ambiental, ensino fundamental

Abstract

A Educação Ambiental é uma corrente multidisciplinar, na qual destaca-se a vertente socioambiental, em que o meio ambiente é trabalhado de uma forma ampla. A atividade extensionista aparece como uma boa oportunidade onde esta pode ser desenvolvida. A pesquisa visou compreender as percepções ambientais de alunos do ensino fundamental I, participantes do programa Mais Educação no espaço Casa Brasil de Anápolis - GO, a partir de cinco oficinas com os temas, meio ambiente, água, tráfico de animais, energia elétrica e Bioma Cerrado. Envolveram-se com o projeto um total de 29 alunos. Pode-se observar que apesar de os alunos apresentarem percepção mais ampla que o esperado, considerando a faixa etária, o conhecimento é embasado principalmente no que é exposto por mídias televisivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica Andrade dos Santos, Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais do Cerrado. Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil

Mestranda em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Goiás (UnUCET). Desenvolveu projeto de extensão na área de Formação de Professores e Educação Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT&I) de Anápolis. Desenvolveu Projeto de Pesquisa como bolsista voluntária sobre a atividade extensionista em Anápolis.

Adda Daniela Lima Figueiredo-Echalar, Universidade Estadual de Goiás

Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela UCG-GO, onde também cursou a Especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental. Concluiu o Mestrado em Biologia pela UFG e, atualmente, cursa o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), na linha de pesquisa de Teorias Pedagógicas e Processos Educacionais. É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT e REPPID que estudam as relações entre a educação e as tecnologias. É pesquisadora-bolsista subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e na PUCGO, em disciplinas direcionadas a "Formação de Professores" e "Tecnologias e Educação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Docência, Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado. Além disso, já coordenou o recebimento de comissões de avaliação do MEC e desenvolveu conteúdos para o curso de Ciências Biológicas da UAB pelo Consórcio Setentrional e o Parfor.

References

BEZERRA, Tatiana Marcela de Oliveira; FELICIANO, Ana Lícia Patriota; ALVEZ, Ângelo Giuseppe Chaves. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da estação ecológica de caetés – Região Metropolitana do Recife – PE. Biotemas. v. 21, n. 1, p. 147 – 160, 2008.

BISPO, Marciléia Oliveira; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. Lugar e cotidiano: categorias para compreensão de representações em meio ambiente e educação ambiental. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental/Rede Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, v. 1, n 2, p.71 – 78, fev. 2007.

BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; FARIA, Dóris Santos. Escola e a conservação do cerrado: uma análise no ensino fundamental do distrito federal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. v. 10, janeiro a junho de 2003.

BÖHM, Giani Mariza Bärwald; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao ambiente. Disponível em: < http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/ambed02.pdf > Acesso em 23 mar. 2013.

BRASIL. Lei 9795/99. Política Nacional de Educação Ambiental. Dispõe sobre educação ambiental e institui a política de educação ambiental. Brasília, 1999.

________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Terceiros e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1998.

________. Programa Mais Educação – Passo a passo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf> Acesso em: 12 abr. 2013.

COSTA, Taís Borges; SANTOS, Marcela Peixoto dos; LARANJEIRAS, Daniel Orsi; GUIMARÃES, Lorena Dall’Ara. A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Rev. Polyphonía. v. 21/1, jan./jun. 2010.

CZAPSKI, Silvia. Água. Ministério da Educação, Seção: Ministério do Meio Ambiente, Saic. Brasília, 2008 (Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade).

DIAS, Rubens Alves; MATTOS, Cristiano Rodrigues de; BALESTIERI, José Antônio Perrella. Conservação de energia: conceitos e sociedade. Disponível em: <http://www.nepet.ufsc.br/Artigos/Texto/Cons_en.htm> Acesso em 23 mar. 2013.

DINIZ, Edna Maria.; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. Crenças e concepções de alunos do ensino médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. Associação brasileira de pesquisa em educação em ciências. Atas do V ENPEC. nº 5. 2005.

ESTATUTO DO CONSELHO GESTOR DA UNIDADE CASA BRASIL CAUCAIA. 2009. Disponível em: <http://casabrasilcaucaia.files.wordpress.com/2009/04/estatuto-casa-brasil-caucaia.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013.

FERNANDES, Roosevelt S.; DE SOUZA, Valdir José; PELISSARI Vinicius Braga; FERNANDES, Sabrina T. Uso da Percepção Ambiental com Instrumento de Gestão em Aplicações Ligadas às Áreas Educacional, Social e Ambiental. Disponível em <http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf>, acesso em 22 de fev. 2013.

FUSHITA, Ângela Terumi; LIMA, Maria Inês Salgueiro. A visão do Cerrado antes e após uma visita de campo: uma experiência sobre a avaliação de uma atividade em uma trilha interpretativa. Rev. Brasileira de Ciências Ambientais. n. 4, ago. 2006. Disponível em: <http://www.rbciamb.com.br/images/online/04_artigo_4_artigos90.pdf> Acesso em: 03 abr. 2013.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. Administração de Empresas. v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

IMBIRIBA, Teresa Elvina Florenzano; SEDOVIM, Waldelice Maria da Rocha; NAKAYAMA, Luiza. A noção de água e sua importância para alunos do Ensino Fundamental do NPI/UFPA. Anais da 59ª Reunião anual da SBPC. Belém, Universidade Federal do Pará. 2007.

MALAQUIAS, Januária da Fonseca; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; SILVA, Cristina de Souza.; DINIZ, Heloísa Damasceno; SANTIAGO, Maria Cristina. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Rev. Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 29, jul./ dez. 2012.

MEC. Secretaria de Educação Básica. Educação ambiental. Série Cadernos pedagógicos. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CE0QFjAD&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D12332%26Itemid%3D&ei=nBxIUsLgBof48gS0sYBA&usg=AFQjCNHXUdT5yWT-6hTdwO3MtWdoygVDrg&sig2=7UfyY2F7qny1tc2xTfBJGQ&bvm=bv.53217764,d.eWU&cad=rjt> Acesso em: 01 fev. 2013.

MMA/ MEC/IDEC. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília. 160p., 2005.

OLIVEIRA, Everton Mario de; SANTOS, Walquiria Menna Brusamolin; MORAIS, Josmaria Lopes de; BASSETI, Fátima de Jesus; BERGAMASCO, Rosangela. Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação da nascente de um rio. Rev. Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 30, n. 1, p. 23 – 37, jan./ jun. 2013a.

OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A análise da abordagem do tema Bioma Cerrado nos livros didáticos de Ciências no ensino fundamental. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais). Universidade de Brasília. Brasília, fev. 2013b.

OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A Educação Ambiental e a percepção fenomenológica através de mapas mentais. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 16, p. 32- 46, jan./jun. 2006.

PEREIRA, Clarisy Cristina; SILVA, Francielen Kuball; RICKEN, Ingrid; MARCOMIN, Fátima Elizabeti Marcomin. Percepção e sensibilização ambiental como instrumentos à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 30, n. 2, jul./ dez. 2013.

PINHEIRO, Damaris Kirsch; KOHLRAUSCH, Fernanda. Educação ambiental: uso consciente da energia elétrica e aplicação de alternativas para diminuição do consumo. Rev. Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia. Santa Maria, v. 4, n. 4, p. 387 – 397. 2011.

RENCTAS. 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. 2001. Disponível em: <http://www.renctas.org.br/files/REL_RENCTAS_pt_final.pdf> Acessado em 24 de set. de 2013.

ROCHA, Flávio Montiel da. Tráfico de Animais Silvestres. WWF. Documento para discussão. 1995. Disponível em: <http://www.clienteg3w.com.br/celiarusso/site/trafico.pdf> Acesso em: 24 mar. 2013.

RODRIGUES, Aline Maria Dourado; CARVALHO, Auricélia Sousa de; BRITO, Jacqueline Santos. Análise do comércio de animais silvestres em Teresina-PI. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa, PB. 2007. Disponível em: < http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080922_093025_MEIO-016.pdf> Acesso em: 17 mar. 2013.

SALES, Sandriele Costa; SILVA, Leide Daiane Alves da; FILHO, José Willians Gomes de Oliveira. Percepção ambiental dos alunos do Colégio Estadual Zacarias de Góis sobre o tráfico de animais silvestres. VII CONNEPI. 2012. Disponível em: < http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/2382/1507> Acesso em 17 mar. 2013.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século xxi: um debate necessário. Revista Conexão. Ponta Grossa, v. 6, n. 1, 2010.

SANTOS, Mariângela Sousa Rodrigues; ROSA, Patrícia Cristiane Lins e Freitas; MENEZES, Andréia Ribeiro Teles; SILVA, Paulo Marcos Ferreira; SANTOS, Mirley Luciene. Utilização e Formas de Aproveitamento de espécies do Cerrado no Município de Anápolis, Goiás. 2006. Disponível em: < http://www.unievangelica.edu.br/files/noticias/969/biologia/IC%2002.01.06.pdf> Acesso em: 03 abr. 2013.

SENAC. Educação ambiental. Bloco 5. Elaboração de projeto. 2008.

SILVA, Suzianne Costa; PIZA, Adriana Araújo Pompeu; VIEIRA, Francisco César Brito. Percepção ambiental de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente. VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista. v. 8, n. 6, p. 197-205. 2012.

SOUZA, Roosevelt Fideles de. Uma experiência em educação ambiental: formação de valores socioambientais. 125 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

TAMAIO, Irineu. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. São Paulo: Annablume, 2002.

ZAGO, Daniane Cioccari. Animais da fauna silvestre mantidos como animais de estimação. 2008. 39 p. Monografia (Especialização em Educação Ambiental). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em:< http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/Daniane.pdf>. Acessado em: 26 set 2011.

Published

2014-07-31

How to Cite

Santos, J. A. dos, & Figueiredo-Echalar, A. D. L. (2014). O que as crianças sabem sobre o seu ambiente? A relação entre o senso comum e o saber científico em crianças de Anápolis-GO<BR>What children know about your environment? The relationship between common sense and scientific knowledge in children AnapolisGO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 153–173. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4340

Issue

Section

Artigos