Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura

Autores

  • Lucia de Fatima Estevinho Guido Universidade Federal de Uberlândia
  • Inez Reptton Dias

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4852

Palavras-chave:

fotografia, educação ambiental, hibridação cultural.

Resumo

O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que à saída fotográfica, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionou outros conhecimentos sobre o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inez Reptton Dias

Professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás- Mestre em Educação. . Grupo de Pesquisa Docência e Formação para o Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Guido, L. de F. E., & Dias, I. R. (2014). Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 80–96. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4852