Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura

Autores

  • Inez Reptton Dias Universidade Federal de Goiás
  • Lucia de Fátima Estevinho Guido Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4595

Palavras-chave:

Fotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.

Resumo

O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens, a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que as saídas fotográficas, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionaram outros conhecimentos sobre o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inez Reptton Dias, Universidade Federal de Goiás

Professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás – Mestre em Educação. igreptton@yahoo.com.br . Grupo de Pesquisa Docência e Formação para o Ensino de Ciências. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/ detalhegrupo.jsp?grupo=0015708V7HOY9J

Lucia de Fátima Estevinho Guido, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Instituto de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - Doutora em Educação. lestevinho@gmail.com. Grupo de Pesquisa Docência e Formação para o Ensino de Ciências. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo. jsp?grupo=0015708V7HOY9J

Referências

ALPHANDÉRY, Pierre; BITOUN, Pierre; DUPONT, Yves. O Equívoco Ecológico –

riscos políticos. Tradução de Lúcia Jahn. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.

BARIONI, Eugênia Carolina; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues de. O que pode ser

tão natural? In: SELLES, Sandra Escovedo et al. (Org.). Ensino de Biologia: histórias,

saberes e práticas formativas. Uberlândia: Edufu, 2009.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 10. ed. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 1984.

BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. 3. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da

modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.

CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FAVERO, Franciele. Fotografias urbanas: encontro com o ambiente. Trabalho de

Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de

Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

GARCIA, Alexandra. Imagens: ilusão, alusão, provocação, inspiração... são... In:

OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel Goulart. Pesquisa em

Educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: Dp&a, 2005. p.39-50.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. São

Paulo: Contexto, 1989.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. O que eu poderia ser se fosse para outro lugar? In:

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline Gevaerd; BARCELOS, Valdo.

Tecendo: educação ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: Dp&a, 2010. p.75- 81.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos indagativos

sobre o ambiente. In: Congresso da Associação Internacional para

Pesquisa Intercultrural (12). Anais. Florianópolis, 2009. v. 1, p.01-13.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 8. ed. Campinas- SP:

Papiros, 1995.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed.

UFMG, 2008.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade

e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

KRELLING, Aline Gevaerd. Entre encontros e fabulações: outras possibilidades de

experienciar o mundo. In: GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline

Gevaerd; BARCELOS, Valdo. Tecendo: educação ambiental na arena cultural.

Petrópolis, RJ: Dp&a, 2010. p.106- 114.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MEYER, Mônica. Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte:

Ed. UFMG, 2008.

MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na produção da infância pós-moderna. Revista

de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso, v.36, n.1, p.67-87 jun.

PREVE, Ana Maria Hoepers et al. (Orgs.) Ecologias Inventivas: conversas sobre

educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.

SALGADO, Gabriele Nigra. Educação Ambiental e Foto-dispositivo: outras imagens

do sertão do Peri. 2011, 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade

Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Encontros interculturais, hibridações e pósmodernidade.

Revista de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso,

v.36, n.1, p.67-87, jun. 2010.

WUNDER, Alik; DIAS, Susana. Deslizes pelas superfícies do acontecimento

fotográfico. Revista de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso,

v.36, n.1, p.157-174, jun. 2010.

WUNDER, Alik. Foto quase grafias, o acontecimento por fotografias de escolas.

127 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade

Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Dias, I. R., & Guido, L. de F. E. (2014). Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 15–30. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4595