Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4595Palavras-chave:
Fotografia. Educação ambiental. Hibridação cultural.Resumo
O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens, a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que as saídas fotográficas, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionaram outros conhecimentos sobre o meio ambiente.Downloads
Referências
ALPHANDÉRY, Pierre; BITOUN, Pierre; DUPONT, Yves. O Equívoco Ecológico –
riscos políticos. Tradução de Lúcia Jahn. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.
BARIONI, Eugênia Carolina; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues de. O que pode ser
tão natural? In: SELLES, Sandra Escovedo et al. (Org.). Ensino de Biologia: histórias,
saberes e práticas formativas. Uberlândia: Edufu, 2009.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 10. ed. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1984.
BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. 3. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da
modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.
CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
FAVERO, Franciele. Fotografias urbanas: encontro com o ambiente. Trabalho de
Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de
Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
GARCIA, Alexandra. Imagens: ilusão, alusão, provocação, inspiração... são... In:
OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel Goulart. Pesquisa em
Educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: Dp&a, 2005. p.39-50.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. São
Paulo: Contexto, 1989.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso. O que eu poderia ser se fosse para outro lugar? In:
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline Gevaerd; BARCELOS, Valdo.
Tecendo: educação ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: Dp&a, 2010. p.75- 81.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos indagativos
sobre o ambiente. In: Congresso da Associação Internacional para
Pesquisa Intercultrural (12). Anais. Florianópolis, 2009. v. 1, p.01-13.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 8. ed. Campinas- SP:
Papiros, 1995.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2008.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade
e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
KRELLING, Aline Gevaerd. Entre encontros e fabulações: outras possibilidades de
experienciar o mundo. In: GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline
Gevaerd; BARCELOS, Valdo. Tecendo: educação ambiental na arena cultural.
Petrópolis, RJ: Dp&a, 2010. p.106- 114.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MEYER, Mônica. Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte:
Ed. UFMG, 2008.
MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na produção da infância pós-moderna. Revista
de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso, v.36, n.1, p.67-87 jun.
PREVE, Ana Maria Hoepers et al. (Orgs.) Ecologias Inventivas: conversas sobre
educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.
SALGADO, Gabriele Nigra. Educação Ambiental e Foto-dispositivo: outras imagens
do sertão do Peri. 2011, 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Encontros interculturais, hibridações e pósmodernidade.
Revista de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso,
v.36, n.1, p.67-87, jun. 2010.
WUNDER, Alik; DIAS, Susana. Deslizes pelas superfícies do acontecimento
fotográfico. Revista de Estudos Universitários: Pós-modernismo, Sorocaba, Uniso,
v.36, n.1, p.157-174, jun. 2010.
WUNDER, Alik. Foto quase grafias, o acontecimento por fotografias de escolas.
127 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.