A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico

Autores

  • Marília Andrade Torales Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3437

Palavras-chave:

Educação Ambiental, papel dos professores, transversalidade.

Resumo

O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração demodelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental.

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Biografia do Autor

Marília Andrade Torales, Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Possui doutorado em Ciências da Educação (Programa Interuniversitario em Educação Ambiental) pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Possui formação de Pós-Doutorado (2008) no Programa de Pós-Graguação em Educação Ambiental na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG), e Pós-Douorado (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Reconhecido como grupo de excelência pela Xunta de Galicia desde 2005) com pesquisas voltadas aos campos da Pedagogia Social e da Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Torales, M. A. (2013). A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 1–17. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3437

Edição

Seção

Artigos