A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico

Autores/as

  • Marília Andrade Torales Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3437

Palabras clave:

Educação Ambiental, papel dos professores, transversalidade.

Resumen

O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração demodelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Andrade Torales, Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Possui doutorado em Ciências da Educação (Programa Interuniversitario em Educação Ambiental) pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Possui formação de Pós-Doutorado (2008) no Programa de Pós-Graguação em Educação Ambiental na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG), e Pós-Douorado (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Reconhecido como grupo de excelência pela Xunta de Galicia desde 2005) com pesquisas voltadas aos campos da Pedagogia Social e da Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2013-03-27

Cómo citar

Torales, M. A. (2013). A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 1–17. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3437

Número

Sección

Artigos