ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

André Boccasius Siqueira

Resumo


O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além
disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e
outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região,
mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta
modalidade.

Palavras-chave


Currículo de Ciências; Educação de Jovens e Adultos; Etnobotânica.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3348

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