Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia

Autores

  • André Boccasius Siqueira Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas.
  • Samira Martins Pereira Doente da rede estadual de educação - Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4711

Palavras-chave:

Etnobotânica, Educação formal, Plantas medicinais, Saberes Populares, Etnobiologia.

Resumo

Objetivou-se trabalhar os conhecimentos botânicos e etnobotânicos, demonstrando a importância da contextualização do conhecimento e da valorização dos saberes populares. Para isto, alunos do ensino médio, na disciplina de Biologia, pesquisaram, com seus vizinhos e parentes, sobre as plantas medicinais que estes utilizam, bem como participaram de discussões sobre este tema, onde receberam a contribuição de pessoas da comunidade, e de um grupo de senhoras do bairro. Concluiu-se que a comunidade está disponível para desenvolver atividades com os alunos na instituição escolar e fora dela, embora ainda possua o receio de adentrar nos muros da instituição formal. Os estudantes esperam dos docentes métodos diferenciados dos tradicionais, necessários à formação de cidadãos atuantes e comprometidos com as questões socioambientais.

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Biografia do Autor

André Boccasius Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Membro do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA, UNISUL/CNPq.

Samira Martins Pereira, Doente da rede estadual de educação - Santa Catarina.

Mestre em Educação pela UNISU. Membro do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA, UNISUL/CNPq.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Siqueira, A. B., & Pereira, S. M. (2014). Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 247–260. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4711

Edição

Seção

Artigos